sábado, 25 de julho de 2015

Gabriela em 40 tempos


- Dos cacos à luz

Ela me disse um dia que não era boa em cuidar. Poderia ter acreditado, até o dia em que meus cacos se espalharam num chão de ardósia verde. Um chão que ela sempre me disse adorar, mas que agora me abrigava “completamente” quebrada. Ela apareceu com seus olhos também quase cor de ardósia e me disse:

“Existe, gente, Mariana, que não consegue dar sentido, ou acha que os farelos de sentido que consegue escavar das pedras são insuficientes para justificar uma vida humana, e quebra. Quebra por inteiro. Estes, você, precisa respeitar, porque sofrem de delicadeza. E existe gente, Mariana, que só é capaz de dar um sentido bem pequenino, um sentido de papel, que pode ser derrubado mesmo com uma brisa. E essa brisa, Mariana, não pode ser soprada pela sua boca. Ser forte, Mariana, não é quebrar os outros, mas saber-se quebrado. É ser capaz de cuidar dos seus barcos de papel – e também dos barcos de outros – não como uma criança que os imagina poderosos, de aço. Mas sabendo que são de papel e que podem afundar de repente.” (texto de Eliane Brum adaptado)

Em seguida, recolhemos, as duas, bem juntas, os meus tantos pedaços dispersos naquele chão. Não para juntá-los, não para colá-los, mas pra fazer deles percurso de uma vida, onde há feixes de luz, delicados, sutis e que entram pela fresta de uma janela, que ela costuma deixar entreaberta.

- Da luz que ela e eles produzem

Três pequenos corpos feitos de parte dela giram.
Beijam o vento.
Colorem o tempo.
Se distraem com a luz de simples momentos.
 
- Da distração ao amor

"Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que por admiração se estava de boca entreaberta: eles respiravam de antemão o ar que estava à frente, e ter esta sede era a própria água deles. Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria e peso à levíssima embriaguez que era a alegria da sede deles. Por causa de carros e pessoas, às vezes eles se tocavam, e ao toque - a sede é a graça, mas as águas são de uma beleza de escuras - e ao toque brilhava o brilho da água deles, a boca ficando um pouco mais seca de admiração. Como eles admiravam estarem juntos! Tudo só porque não tinham prestado atenção, só poque estavam e ainda estão bastante distraídos." (Texto de Clarice Lispector adaptado)

- 18 ou 40? 40, em pleno voo. (Frase do post À beira dos quarenta, cresceram-me asas)

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você sim? Então compartilhe com a gente: